sábado, 22 de junho de 2019

O FUTURO DA ESCOLA É...


Se humanizar. Cada vez mais e sempre. E todo tanto que você pensar, ainda é pouco.

Esses dias, durante o período de festas juninas, fui buscar o meu filho na escola. Cheguei um pouco antes do horário, e me pus a esperar a saída dele sentado em um dos bancos, imerso nos meus pensamentos de preocupação e ansiedade com tantas coisas, como sempre. Quando, repentinamente, uma das supervisoras apareceu na minha frente e me entregou um saquinho de pipoca. Sem nada dizer. Com um sorriso. E saiu. 

Aquela simples atitude, inesperada, me causou uma sensação... Posso dizer que, em coisa de segundos, eu voltei a ser um menino no pátio de todas as escolas onde já estudei, revisitando a magia de tempos passados. Devo ter ficado com a maior cara de bobo, viajando no tempo com aquele saquinho de pipoca na mão (rsrs)! Mas me senti muito bem, e essa sensação me levou à epifania de observar, como há muito tempo eu não fazia, que estar em uma escola, e vivenciar a experiência do aprender, com pessoas que se importam com você, é extremamente especial e edificante na vida de um ser humano.

Escola boa é escola acolhedora. Que consegue fazer a gente se sentir querido. 

Há muitos anos atrás, quando eu ouvia de alguns bons diretores que escola deve ser como o segundo lar da gente, eu confesso que não entendia muito o real sentido dessa expressão. Hoje, eu a entendo plenamente.

Tudo isso, afinal, para dizer que a escola, se quiser continuar existindo e sendo escola, deve cada vez mais ir de encontro àquilo que é o seu verdadeiro diferencial: a capacidade de se comunicar afetivamente com seres humanos, e nesse processo, conduzir à formação de seres humanos cidadãos. Plenos em seus direitos e deveres. Cientes de sua importância e de seu lugar na sociedade.

É muito fácil o acesso à informação hoje em dia. A garotada está aí, solta e embevecida com tanta tecnologia, e dados fluindo pra lá e pra cá. É clichê consolidado que não há como o professor competir com tudo isso - tolice pensar que pode. 

Isso quer dizer que ele deve desistir, largar de tudo, se abster de preparar bem as suas aulas e todo o conteúdo da maneira mais interessante que puder? Não!!! Absolutamente não. Mas, deve se ater ao fato de que isso por si só, hoje em dia, não irá prender a atenção dos seus alunos.

O professor pode (e deve) dar ao aluno aquilo que ele não encontra em tantos likes, dislikes, memes e views por aí: o contato com a realidade, pele e osso, através do diálogo e da atenção. O "saber se preocupar" com o aluno e sua realidade (muitas vezes, psicológica e socialmente claudicante) deveria se tornar o maior atributo a ser exigido de um profissional de sala de aula, no momento de sua contratação ou efetivação. Mas, há de se convir, é algo que não se pode cobrar, pois não é técnico. É da pessoa. É humano.

Em tempos de banalização do ofício de ensinar, pairam em algumas cabeças governistas até mesmo as velhas teorias absurdas e confrontadoras da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, do home schooling, ou ensino domiciliar (pais ou responsáveis se responsabilizariam pelo ensino dos filhos em casa) - teses tão made in USA quanto as séries que assistimos na Netflix ou HBO, ou seja, bonitas e bem produzidas, mas bem distantes da nossa realidade brasileira! 

Observamos que, se de um lado o Poder Público pensa tão somente em números, e em como desonerar um investimento tão importante como o da Educação, de outro lado, o professor e a escola, enquanto instituições democráticas e sociais, são muito importantes sim, e precisam continuar na ativa - para dar ao aluno todas as chances que ele merece, de socialização, culturalização e erudição.

Cabe aos educadores portanto, nesse momento crítico, assumirem de vez um papel que, talvez, seja o mais transgressor que o ensino brasileiro precise praticar: a tarefa de interventores da realidade social. A consciência de que, apenas se aproximando mais dos seus alunos, através da percepção de suas mazelas, da preocupação e do contato humano, é que conseguirão salvar um navio que muitos já dão como afundado. Mas não é. Muitos mares há ainda para singrar.

O papel transformador da educação em nossa sociedade torna-se, pois, este. Porque são as armas de que o docente ainda dispõe, e que não estão disponíveis para outros usarem e tomarem o seu lugar. Nem a internet, com a barreira da tela e sua distância, que a energia elétrica, o sinal lógico e a virtualidade impõem. E nem os pais do ensino domiciliar, que obviamente não tem como se dedicar tanto assim ao ensino, em um país onde quanto mais você trabalha, mais dinheiro você gasta pagando impostos, e menos tempo tem para ficar com os filhos...

É sempre interessante analisar as contradições.

Recentemente, participei de um processo seletivo para um cargo de chefia no órgão do Estado de Minas Gerais, em que sou funcionário (setor público da Educação, já há 12 anos). Sou da área administrativa, não pertenço a quadros de docência. E apesar de gostar muito do que faço, durante todo o percurso desse processo, bem como ao longo de minha carreira no setor, se tornou inevitável observar como as ambições, decepções, vaidades e amarguras humanas inflamam o dia-a-dia desse ambiente. Algo muito natural, aliás, e que não é só na minha área - acontece em qualquer outro ambiente profissional e administrativo, especialmente no das grandes empresas. 

Mas não deixa de ser interessante comparar, como o nosso meio é frio e repleto de difíceis convivências, ao passo que o ambiente das escolas que monitoramos (digo, o trabalho com os alunos) é caloroso e mais afetuoso. Duas alas do serviço educacional, tão distintas! Fico pensando se certos professores, já tão acostumados com a empatia lúdica de se relacionar com uma classe, se sentiriam bem da mesma forma, em um trabalho técnico.

Em minha atividade profissional, sou conhecido como um cara da tecnologia. Sempre recorrem a mim em termos de como resolver problemas relacionados a aplicativos, dispositivos, sistemas... E durante certa época, fui bastante enfático, nos cursos e capacitações que dei para vários professores, sobre o uso e a importância das ferramentas tecnológicas para a melhoria do ensino em nossas escolas.

Mas vejo que a gente tem que rever os paradigmas. Acho que mudei.

São apenas ferramentas! O dom de fazer a coisa acontecer não mora ali, está em outro lugar.

Se me perguntassem hoje, qual é a palavra-chave para descrever o que é preponderante para que o processo de ensino de nossos jovens funcione definitivamente, em qualquer escola de nosso país, de qualquer modalidade ou categoria, seja numa metrópole ou nos mais recônditos rincões, do Oiapoque ao Chuí, da mais portentosa à mais humilde... eu não mais responderia "tecnologia".

Eu diria: "amor".

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Gostaria de aproveitar este espaço da postagem e fazer aqui uma honrosa menção a Giselle, Crístia e Meire Menezes (foto abaixo, esquerda para direita), e toda a sua maravilhosa e esforçada equipe do COLÉGIO MENEZES, de Ituiutaba-MG. Escola dos meus filhos, que põe em prática, sempre com excelentes resultados, todo esse amor e dedicação aos quais me referi nas linhas acima... Obrigado pelo empenho de vocês, pessoal! Os rostinhos de vocês estarão insculpidos no futuro sucesso e na trajetória profissional de todos os nossos jovens que passaram (e passarão) por aí... ❤




23 comentários:

  1. Belas palavras....fico muito feliz em poder fazer parte da vida escolar de várias crianças, e uma dádiva de Deus estar tão ..parabéns pela palavras e confiança em nós depositada...

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  2. Nossa... Me sinto lisonjeada com essas belas palavras enquanto professora desta instituição! Que bom saber que nossos esforço diário é sim visto e reconhecido por alguém! Obrigada e obrigada ❤

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    1. Que isso! Vocês merecem, pelo excelente trabalho realizado! Abçs!!!

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  3. Obrigado pela gentileza. Fico lisonjeada com o elogio, principalmente por poder contribuir na vida escolar do Denio Filho. Agradeço pela parceria diária e com certeza você é o diferencial no mundo em que vivemos e principalmente na vida dos seus filhos. Pode contar conosco sempre!
    Abraços Priscila Otoni

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    1. Eu que te agradeço, Priscila! Por todo o apoio e atenção dadas!!! Abçs...

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  4. Dênio, sinto-me orgulhosa pelas considerações e elogios à nossa escola.
    Muito grata por ter em nosso meio pessoas que discutem a educação e veem que a melhor forma de educar é o amor.Texto muito bom.

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    1. Sim... AMOR e EDUCAÇÃO! Sempre!!! Obrigado tbm pelo excelente trabalho realizado! Abçs!!!

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  5. Essas palavras, na forma de agradeciemnto e reconhecimento pelo trabalho de todos os profissionais da educação, especialmente do Colégio Menezes, renova nossas esperanças, abaladas pela desvalorizacao da profissão. Essas palavras são luzes que se ascende em tempos obscuros e cheio de incertezas. Que o amor que nos conduz nessa caminhada na educação seja mais forte que as dificuldades e que, através da fé e do desejo que carregamos em nossos corações, possamos cumprir nossa missão de transformar nossa sociedade através da educação. Obrigado pelo reconhecimento.

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    1. Amém, professor! Obrigado! Abraços de alta consideração!

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  6. A educação é a base do futuro de todos nós. Educar alunos conscientes socializados e felizes, através de projetos culturais, esportivos e ei-Escola da Inteligência, entre outros, é uma das vantagens do Colégio Menezes. Parabéns pelo belo texto reflexivo.

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  7. Muito feliz e emocionada com suas palavras...o sucesso de nossos alunos nos enche de gratidão, o reconhecimento nos faz crer que nossa profissão é o caminho... #educaçãocomamor#

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    1. Oi Denio...esse comentário foi meu..CRISTIA...obrigada

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  8. Parabéns!Sua tese ficou muito bem feito!Desejamos muito sucesso!!!

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  9. Belo texto...o reconhecimento pelo trabalho de todos os educadores em especial os da esta escola é muito importante para toda nossa sociedade, principalmente nos dias de hoje, diante de tanta violência e desrespeito para com este profissional. Vejo como foi possível alinhar o conhecimento, o carinho e respeito por seu pequeno durante todo ano letivo de 2018.Com certeza você é o diferencial na formação de seu filho e hoje diante a reflexão deste texto aos seus leitores. Que nós tenhamos vários outros pensamentos como os seus.obrigada pelas palavras! Abraço. Professora Eva Érica.

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  10. É com especial alegria que agradecemos a você por confiar a educação de seus filhos a nossa Escola!
    Lindas palavras e existem pessoas que tornam nossa caminhada mais significativa pelo apoio, pelo carinho e pelo reconhecimento.
    A sua parceria e dos demais responsáveis nos torna melhores.
    Grande abraço e que sejamos cada vez mais humanos. Meire Menezes

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  11. Linda homenagem e muito merecido ...confio plenamente a educação dos meus filhos a estes profissionais que fazem tudo com muito amor carinho e dedicação. E estou falando desde auxiliar de limpeza as diretoras. Parabéns equipe Menezes. Denio Parabéns pela sua tese maravilhosa. Ana Lúcia

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