sábado, 19 de janeiro de 2019

MEUS PARABÉNS A FELIPE NETO!


Felipe Neto é o atual ídolo da criançada brasileira.

Isso é fato. Inconteste.

Fica tão nítido ver uma coisa dessas, e é uma realidade tão pungente, que esses dias mesmo, na hora que eu estava saindo do trampo, eu ouvi o barulhão da voz zombeteira dele saindo dos alto falantes de alguma smart TV ou computador ligados, em uma casa que fica de frente.

E sempre acaba tendo algum riso ou comentário de menino junto.

Fossem outros tempos, a gente ouviria gritaria do programa de auditório da Xuxa, ou a fanfarra canina da TV Colosso. Não, não... Velhos ícones de uma velha era que não volta mais, a da televisão.

O negócio agora é na web. YouTube.

A meninada adora. E por isso mesmo, tiozão que já sou, sempre fui pisando pé ante pé nesse terreno, olhando meio de banda, desconfiado que a gente fica dessa garotada que anda produzindo conteúdo para garotada, na internet. Você vê um show de games, memes, clipes e compilações de outros vídeos, sempre com muita zueira e comentários engraçados, e tem coisa que soa até absurda (como o próprio irmão do Felipe, youtuber também, pulando feito um doido na banheira de Nutella). 

Já deu pra sacar que o lance dos caras é fazer umas coisas bizarras ou cômicas, pra chamar a atenção mesmo. Afinal, quer idade melhor na vida para brincar ou descontrair do que essa em que a gurizada está, quando tudo é um mar de rosas?

O que chamávamos de  "audiência" na era da TV, e que media a popularidade de uma determinada atração, hoje é super dinâmico, e se chama views, ou número de visualizações. Aparece na hora, pra quem produziu o conteúdo, e pra quem está consumindo. Os canais da TV estão perdendo feio na preferência de muita gente... para os canais do YouTube.

A gente vê umas esquisitices também e fica até indignado com o nível de amadorismo ou grosseria de certos canais, mas... está lá. E na boa? Muito do que está na web e que você pode achar grotesco, não vai muito além de barbaridades que os próprios canais de TV já mostraram, durante muitos e muitos anos, goela abaixo da população - que não tinha como ficar pulando de vídeo em vídeo ou procurando algo que a interessasse mais, de acordo com suas preferências pessoais. Interatividade, seja bem vinda!

Mas esses dias, afinal, aconteceu um fato que despertou muito o meu senso de achar que, no final das contas, a nossa web está com um caráter mais crítico e construtivo muito melhor, para as futuras gerações, do que aquele que os antigos canais de televisão sempre disseram ter.

Felipe baniu as aparições de MC Melody, uma cantora mirim de apenas 11 anos, em vídeos do seu canal, após considerar que a garota anda 'sexualizando' demais as suas aparições. E quem é o empresário por trás dessa exposição da menina? O próprio pai dela, MC Belinho.
Melody - 11 aninhos

"Galera, infelizmente a Melody está banida do meu canal. Havia informado ao seu pai que não faria mais 'react' enquanto ela fosse sensualizada. Ele me prometeu que ia mudar, mas só piorou. E piorou muito. Ela tem 11 anos. Onze. E eu tive que censurar uma foto para poder exibir", declarou Felipe em seu canal.

Seguido a isso, na quinta-feira dia 17, o youtuber disse que entrou em um acordo com o pai da menina para que ela pudesse voltar a aparecer em seus vídeos, mas com a condição de que ela passe a ter acompanhamento psicológico e pedagógico de profissionais especializados em educação infantil.

Palmas para Felipe Neto.

Melody virou 'estrelinha' do Instagram, com um perfil onde possui 3,5 milhões de seguidores, e repleto de fotos dela com maquiagem pesada, cabelos tingidos e poses sensuais. Detalhe: administrado pelo pai também.

A gente fica pensando: ok, fama e dinheiro é muito bom e tal, mas vale a pena você detonar a infância de tua filha com essa superexposição, e bagunçar a cabecinha dela com posturas exibicionistas inadequadas para a idade dela, e que não estão muito de acordo com certos preceitos morais? Pois é.

Tomar a atitude que o Felipe tomou é exemplar. É gesto que deveria ser seguido por muita gente por aí - inclusive da era da TV, lá atrás, que também sexualizou demais a infância dos outros e hoje dá de ombros como se não tivesse feito nada, e não tá nem aí. 

Tomar a atitude que Felipe tomou, é dizer um 'NÃO' na cara de muito pedófilo sem vergonha e tarado que ainda tá solto e aprontando. É dizer um 'NÃO' à erotização precoce e fora dos padrões, que atende a interesses depravados e mercantilistas. 

É dizer esse 'NÃO' à constante vulgarização da imagem da mulher na sociedade como objeto, e também um 'NÃO' à violência de sua pessoa, desde tenra idade, até se tornar iminente vítima de feminicídio - sim, porque pra quem conhece a realidade do interiorzão desse país, é muito comum ouvir relato de menininha que é abusada e vendida desde nova pelos adultos, e que tem sua infância e inocência arrancadas sem dó nem piedade. Qual é o problema, quando é costume tratar a mulher como um simples pedaço de carne?

Atitudes como essa do Felipe Neto são também, pois, um baita 'NÃO' aos "joãos de deus" e malas congêneres da vida...

E não me canso de dizer: meus parabéns a você, Felipe Neto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário